quarta-feira, 24 de março de 2010

Banho dos Gatos




Os gatos não têm necessidade de tomarem um banho tradicional, tendo em vista, que tomam o próprio banho, se lambendo. Os gatos são muito eficazes em se tratando da sua higiene pessoal, e para a maioria dos gatos, esse é o único método de limpeza que necessitam.
A língua dos gatos é semelhante a uma lixa, atuando como uma escova na limpeza do pelo.
Um gato sujo é sinal de que está doente, já que deixam de se limpar. Entretanto, podemos dar banhos em nossos gatos, não muitos, porém, o que acharmos necessário.



Algumas vezes se faz necessário dar banho, como em casos de:

- Refrescá-los no calor;
- Algum produto venenoso no seu pelo;
- Não consegue se limpar sozinho, por algum motivo;
- Gatos que participam de exposições;
- Estar muito sujo, por algum motivo.



MÉTODO PARA DAR BANHO NO SEU GATO:

Primeiro apronte tudo: água morna no chuveirinho, bacia ou pia que irá usar; toalha de banho ou tapete de borracha no fundo da pia ou bacia, para que o gato possa se segurar nela com as unhas e se sentir mais seguro; sabonete próprio para gatos, porque sabonetes humanos ressecam demais a pele do gato (Eu sugiro o sabonete neutro); toalha bem felpuda para secá-lo e dependendo do gato, você poderá depois da toalha usar secador de cabelos, mas a maioria dos gatos não gosta do barulho e ficam muito nervosos. Eu, dou banho e largo eles a vontade.

Para quem der banho de bacia = Encha a bacia ou pia com água antes de colocar o gato dentro, para que ele não se assuste com o barulho da água.

Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de não ser arranhado. (Aqui em casa, tiramos um domingo para isso, eu e meu marido, um segura e o outro esfrega, e, não é que os gatos gostam?)

ESCOVAÇÃO DO PÊLO

A escovação do pelo do seu gato é muito importante, evita a formação de bolas de pêlo no estomago deles. (Eu escovo para não ficar caindo o pelo e tê-los sempre brilhosos)

Obs: Segundo os veterinários, é interessante, vez ou outra, dar uma colher de óleo de cozinha ou azeite para o gato para auxiliá-lo na formação da “bola de pelo”, daí vão vomitar mais rápido.

Comece a escovar o pêlo dele quando ele ainda for filhote, para que ele acostume.
Se o gato for de pêlo curto, não necessitam de tanto cuidado, mas também devem ser penteados e escovados, e depois umedeça um pedaço de tecido e passe pelo seu pêlo.

Os gatos de pêlo longo devem ser escovados de preferência 2 vezes ao dia, por cerca de 5 minutos. Use pente de metal com dentes largos e escova de cerdas duras, assim ele ficará fofo quando você terminar. Certifique-se que desembaraçou bem os pelos do seu gato, ou ele ficará com um emaranhado impossível de desfazer, só sendo cortado. Penteie o gato por inteiro, não se esquecendo do abdomen e áreas em baixo das pernas.
Existem pentes e escovas especiais para o seu gato, em lojas de animais.

OLHOS E ORELHAS

A cera de ouvido pode ser removida com cotonetes, com cuidado. Isso deve ser feito 1 vez por mês.


No canto dos olhos, próximo ao nariz, ocorre uma formação dura, que pode ser retirada com cuidado com soro fisiológico levemente morno.

Enfim, com estes procedimentos seu gato estará bem cuidado.



Por que os gatos têm medo da água? (Embora alguns dos meus gatos adoram água)


Todo mundo sabe que os gatos não gostam de água e tratá-lo com cautela, embora os gatos são capazes de nadar e é muito bom.


Os cientistas dizem que os gatos são cautelosos com água para não molhar a lã. Os gatos têm uma estrutura especial da pele, que é necessário para o isolamento do gato. Devido à estrutura especial da pele, os gatos não sofrem com o calor e frio. Entre os pêlos da pele do gato para manter o ar, tornando a pele protege o corpo de um gato do superaquecimento e arrefecimentos. Peles de gato não permitem que o corpo perder calor no frio, e não permitir que o calor penetra no corpo de um gato em dias quentes.

Se a pele do seu gato recebe água, colchão de ar é perdido, o pêlo cai e perde as suas propriedades isolantes. Gato Molhado congela rapidamente e não ficar quente. O gato é conhecido por ser o instinto de sobrevivência muito altamente desenvolvida, que informa ao animal que a água deve ficar longe, ou congelar.

Embora, ocasionalmente, há gatos que gostam de tomar banho e brincar com água. Como na natureza, há raças de gatos que produzem alimentos no lago e, portanto, obrigados a viver na água.






Castração GRATUITA




Abaixo segue dois vídeos de castração de gatos, de macho e fêmea. Assim saberão como é isso. O fato é que embora a princípio eu fosse contra, agora acredito que é uma maneira de evitarmos de ver jogarem gatinhos na rua.







Castração Gratuita pela Prefeitura



A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) é o órgão que administra o Programa Bicho Rio, de esterilização gratuita de cães e gatos.



São vários mini-centros de castração espalhados pela capital do Rio de Janeiro e a coordenadora do programa é a Dra. Luciana Gameiro.



Infelizmente esta iniciativa ainda não existe em outras cidades, então, se você reside na capital do Rio de Janeiro, aproveite este serviço importantíssimo oferecido pela prefeitura e castre seu pet de estimação, principalmente se for fêmea!



Agendamento:



  • É necessário morar no município do Rio de Janeiro e ser maior de 18 anos;
  • O animal deve ter entre 6 meses e 6 anos, até 20kg e não podem ser gestantes, estar no cio ou amamentando;
  • O animal não precisa ser levado no dia do agendamento;
  • É necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência;
  • Nessa oportunidade será agendada (com data e hora) a esterilização;
  • O proprietário deverá comparecer pessoalmente no dia da cirurgia;
  • As senhas são limitadas.



Em Vicente de Carvalho: pelo telefone 2293-1791 às sextas-feiras , das 9h às 12h.

Nos demais centros: no próprio local, sextas-feiras, às 8h.



Endereços dos centros de esterilização:



1. Largo do Machado - Praça Central (do Metrô), ao lado da Cabine da PM

2. Jacarepaguá - Praça Seca, em frente ao banco HSBC

3. Realengo - Praça Padre Miguel, em frente à Igreja N. S. da Conceição

4. Bonsucesso - Av Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro, ao lado do Bob's sentido Centro, na altura da passarela 9

5. Coelho Neto - Pç Prof. Virginia Cidade, próximo ao Metrô

6. Méier - Jardim do Méier - ao lado do Hospital Salgado Filho

7. Recreio - Rua Guiomar de Novaes, s/nº - Praia da Macumba, Posto de Saúde

8. Vista Alegre - Praça Vista Alegre, próximo à Lona Cultural

9. Vicente de Carvalho - Largo Vicente de Carvalho, confluência da avenida Pastor Martin Luther King com a avenida Vicente de Carvalho, próximo à

saída do Metrô Estação Vicente de Carvalho

10. Campo de Santana - Praça da República - Campo de Santana s/ nº

11. Guaratiba - Estrada do Mato Alto, 5620 (após o posto de saúde Maia Bittencourt)



Qualquer dúvida, favor telefonar para: 2292-6516 e 2273-2816.



No momento da marcação você receberá as informações de como proceder no dia da cirurgia.



Mais Informações:



Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais - SEPDA

http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda



Ao entrar na página do Programa Bicho Rio à sua esquerda estão os links para conhecer a Secretaria e seus serviços!

Ouvidoria SEPDA para denúncias de maus tratos: tel.: (21) 3402-5417





Existe locais que fazem a castração gratuitamente. Eu sugiro fazerem na SUIPA, o valor cobrado é simbólico, mas lá existem profissionais (veterinários) da mais alta competência.

SUIPA, Avenida Dom Helder Câmara, 1801 – Benfica – CEP 20973-010 – Rio de Janeiro – RJ; Tel.: (21) 3297-8777 – Fax: 3297-8759.






A Castração em macho é mais tranquila, em um dia ele já está serelepe.

Quem quiser ver o vídeo de uma castração em macho, o link é http://www.youtube.com/watch?v=iVxMn2t8OQgm/watch?v=iVxMn2t8OQg
ou veja abaixo:






Agora quem tiver coragem de ver uma castração em fêmea o link é http://www.youtube.com/watch?v=DKvMCdsqjeg



Evidentemente não coloquei este vídeo aqui, porque não tenho coragem...


























BASTET – A deusa Gata do EGITO




Gatos - Múmias de Animais Antigo Egito - Deusa Bastet





Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humanos e cabeça de animal. Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade. E tal como os humanos os animais eram também mumificados para assim poderem ser preservados no além. Os gatos eram tão sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado à pena de morte. Considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morria de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.




BASTET, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato"), e a palavra egípcia para o gato era “Mau”; a deusa gata da mitologia egípcia, é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade, da cura. Era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal. Tem também grande ligação com a Lua, porque a luz e a magia da Lua influência a todos os felinos. Bastet é uma das esposas de Rá (deus Sol), com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. É representada como uma Gata Preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.

Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.




Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.






O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo, cujo nome em egípcio "Per-Bast" (significa: "a casa de Bastet"). Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles. Ou seja, mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa.



Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bastet, as ruas enchiam-se de música, de dança, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho. As sacerdotisas de Bastet desciam o rio Nilo, anunciando as festividades em homenagem à deusa usando uma espécie de sino de metal, os snujs. A bailarina purificava o ambiente ao dançar com os snujs espantando os maus espíritos.




O símbolo do GATO PRETO era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura.

Na sua forma primitiva era representada como uma mulher com cabeça de leoa, que levava numa das suas mãos a cruz ankl, símbolo da vida e na outra, um ceptro. Mais tarde, adopta a iconografia de uma gata. Esta gata aparece então, majestosamente erguida sobre suas patas traseiras e adornada com jóias, ou como uma mulher com cabeça de gata.




Quando se apresenta na forma de gata, esta deusa está ligada à Lua (seu filho Khensu, era o deus da Lua). Quando representada na forma de leoa é associada à luz solar. Bastet também é conhecida como a "Senhora do Leste", enquanto que Sehkmet é a "Senhora do Oeste". Bastet é esposa e irmã do deus Sol e a alma da Isis. Bastet era sempre representada com uma ninhada de gatinhos a seus pés para simbolizar a fertilidade.






Eu rodopio e giro
eu me escondo e procuro.

Brinco e caminho
divertindo-me e gracejando.
 
Minhas oportunidades
de me divertir são infinitas
e o prazer que isso me dá
me faz ronronar.

Os desafios da vida nunca me detém
pois eu sei como me tornar inteira
brincando.
















Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)