quarta-feira, 28 de novembro de 2012

URGENTE - Salvem estes Gatinhos





Acabei de receber um email da Valéria dizendo que conseguiu arranjar um lar para três deles, a saber: Separaram o Raí da Lua de Prata, que dó. O Raí foi adotado; também a Sofia e o Lucas. Agora faltam o Matheus, a Lua de Prata, o Tuick e a Julieta. Vamos lá pessoal!



Atenção pessoal, se você não pode adota-los vejam se conhecem alguém que possa adotar estes bichinhos lindos, entre em contato com a Valéria ou Márcia. Ocorre que a Valéria está passando por uma fase muito difícil na vida, com problemas de várias ordens (doença, financeiros e consequentemente psicológicos) e estes bichinhos certamente estão se sentindo perdidos.
A Lua de prata e o Raí, devem ser adotados juntos, por serem muito ligados.
São SETE gatinhos que estão MUITO precisados de um LAR.


Este é um cartaz que foi feito para a Valéria divulgar


Olhem os gatinhos individualmente aqui:

Matheus


Tuick

Matheus e Tuick juntos

Lua de Prata


Raí


A Lua e o Raí juntos



Julieta


Sofia


Lucas


Se quiser pode me enviar um email
 




domingo, 25 de novembro de 2012

Tuca - Minha Gatinha afoita



TUCA

Lipe (esquerda) e Tuca (direita)
Estavam vendo um bichinho no teto...

A Tuquinha era a gatinha de meu marido. Dócil, porém muito afoita. Insistia em arranjar uma maneira de sair do apto que eu morava para a rua. Tive que me mudar para uma casa, para eles terem mais liberdade.

E assim... Vivia na rua. Certa vez chegou em casa com a pata sangrando e quando fui ver havia um corte profundo na patinha. Acho que ela pisou num caco de vidro. Então coloquei “Unguento Plus” (aerosol – lata verde) e no dia seguinte estava cicatrizado.

Um belo dia ela saiu e fiquei olhando, e tive a nítida sensação de que estava vendo ela pela última vez. Estranho né?

Pois nunca mais a vi.

Pouco tempo depois, sonhei que ela havia caído num bueiro. E chorei só de pensar. Meu marido disse: “Que nada! Alguém pegou ela. Ela era tão bonitinha.” Acho que ele disse isso para me consolar. O fato é que sinto que ela morreu.

Enfim, que ela esteja muito feliz, num lugar lindo...

Olhem os olhos amarelos – cor de mel – dela



Nessa época (ano de 2005) eu morava em apartamento.
Olhem como ela já queria sair...





sábado, 24 de novembro de 2012

Vacinas dos Gatos




 
Dependendo da análise do veterinário, é feita a escolha da vacina mais adequada para o seu gato.


De acordo com a incidência de doenças na região, tipo de vida do gato, etc. ele irá escolher entre a vacina Tríplice, Quadrupla ou Quíntupla.
A vacina Anti-Rábica (Raiva), também é obrigatória.

Tríplice:

Panleucopenia

Os sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vômito, perda de apetite e diarréia com ou sem sangue. A transmissão ocorre por contato direto do animal com as fezes e urina de animais infectados no ambiente.

Rinotraqueíte

Vacina contra Herpesvírus, microorganismo que tem preferência pelas mucosas nasais, traquéia e conjuntiva, caracterizando os sintomas respiratórios.
Como o Herpesvírus não é eliminado do organismo do animal após o contato, o gato não vacinado será portador definitivo do vírus. Isto quer dizer, que se o animal passar por um período de estresse ou queda de resistência, o Herpesvírus poderá se manifestar, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.

Calicivirose

Vacina contra o Calicivírus que também é responsável por problemas respiratórios nos gatos contaminados, além de provocar ferimentos na boca. Este vírus é muito resistente no ambiente.

Quádrupla:

Panleucopenia

Rinotraqueíte

Calicivirose

Clamidiose

É uma zoonose (doença transmissível ao ser humano) responsável por conjuntivite e sintomas respiratórios suaves nos gatos.
É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crônica e rinite moderada. Os sintomas precoces da doença são congestão ocular, aumento de lacrimejamento (ambos são unilaterais inicialmente e evoluem para bilaterais com o agravamento do processo infeccioso). Febre, rinite e espirros são observados comumente. O curso da doença é de 2-6 semanas em gatos adultos, mas a doença raramente é fatal.
A Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose, em geral, se apresentam associadas.

Quíntupla:

Panleucopenia

Rinotraqueíte

Calicivirose

Clamidiose

Leucemia Felina
É causada por um vírus responsável pelo aparecimento de tumores e queda de resistência do sistema de defesa do organismo, tornando-os sujeitos a doenças oportunistas. A doença ocorre em animais de vida livre ou que tenham contato com gatos vadios. A transmissão da doença se faz através do contato direto com a saliva por períodos constantes e prolongados. A vida média de um animal doente é de 2 a 3 anos após a infecção. Gatos fracos ou que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos para Leucemia Felina. O diagnóstico é feito pelo teste ELISA. Não existe cura, apenas a prevenção por vacina. A Leucemia Felina é atualmente a doença que mais mata gatos que vivem em Gatís e Associações.

Antes de vacinar com a Vacina Quíntupla Felina, é preciso levar em consideração os seguintes riscos com relação à vacina contra Leucemia Felina:

Reações à vacina para leucemia são: Fibrossarcoma, Choque Anafilático e Imunossupressão por um curto período de tempo.

O Fibrossarcoma ocorre no local onde o gato tomou várias vacinas contra Leucemia.

É um câncer extremamente agressivo e fatal, que se dissemina com facilidade por todo o organismo.

Devido aos riscos da vacina e pelo contágio da Leucemia se dar por contato direto entre os gatos (o vírus não é transmitido via ar), gatos que SÓ ficam DENTRO de casa não têm necessidade de vacinar contra Leucemia, desde que NÃO tenham contato direto com gatos que frequentam a rua, ou mesmo quando for ao vet. Além de outras razões práticas, o uso de transporte para ir ao Vet também é importante por causa disso. ele não deixa que o gato tenha contato direto com outro.

-Se o gato SÓ fica dentro de casa e NÃO tem contato com outros NÃO precisa vacinar.
-Se sai de vez em quando e existe a possibilidade de um contato direto com outros, deve vacinar só a cada 3 ANOS.
-Vacina anual só pra gatos que saem MUITO! E o local da vacina deve ser estudado, para que, caso ocorra o fibrossarcoma mais tarde, uma grande parte de tecido possa ser tirada para tentar evitar que o cancer se dissemine. Muitas vezes isso não pode ser feito devido ao local.

Esses riscos devem ser levados em conta pelo Veterinário e pelo proprietário do gato na hora de vacinar.

Raiva

É uma zoonose grave que atinge todos mamíferos. A transmissão se faz através de mordidas e saliva de animais doentes.
A incubação da doença pode durar entre 30 dias à 18 meses.
A doença não tem cura mas a vacinação é totalmente eficaz. O reforço da vacina é anual.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

Vacina Tríplice e Raiva

*2 meses - Tríplice
* 3 meses - Tríplice
* 5 meses - Raiva
Revacinar anualmente com dose única

Vacina Quadrupla e Raiva

*2 meses Quadrupla
*3 meses Quadrupla
*4 meses Raiva
Revacinar anualmente com dose única.

Vacina Quintupla e Raiva

* 2 meses F5 (Quíntupla Felina)
* 3 meses F5 (Quíntupla Felina)
* 4 meses Anti-Rábica
* Reforço anual F5 e Anti-Rábica



Todos os animais devem ser vermifugados antes de serem vacinados.