domingo, 21 de outubro de 2012

Lírios são venenos para Gatos






Estas flores são agora muito popular em arranjos florais, mas enquanto podemos admirar sua beleza, eles são mortais para os gatos.  Os proprietários de gato precisam estar cientes de que ter essas flores em sua casa pode ser fatal.  Envenenamento por Lily (Lírio) são causas de insuficiência renal aguda e se você suspeitar que seu gato tenha comido alguma, cuidados veterinários é de extrema importância.


 Existem várias espécies de lírio que podem ser venenosos para gatos, inclusive:

                   
                  Easter Lily - Lilium longiflorum            Tiger Lily - Lilium tigrinum                 Stargazer Lily - Lilium Orientalis

Nome comum
Nome científico
Lírio
Lilium Lancifolium syn. (Lilium tigrinum)
Rubrum lily
Lilium speciosum
Asian lily
Lilium Asiatica
Stargazer lily
Lilium Orientalis
Páscoa lily
Lilium longiflorum


Qualquer parte da planta é venenosa e apenas uma pequena quantidade (menos de uma folha) precisa ser ingerido para causar envenenamento.

Quais são os sintomas de envenenamento por lily em gatos?

Os primeiros sinais de envenenamento por lily ocorrer 30 minutos a 2 horas após a ingestão e incluem depressão, vômitos e perda de apetite.

Vômitos geralmente desaparece algumas horas após a exposição, mas isso não significa que o seu gato está a fazer uma recuperação.  Como a toxina começa a afetar a depressão rins, sede excessiva (polidipsia) e letargia irá ocorrer.  Insuficiência renal aguda ocorre geralmente entre 1-3 dias após a ingestão e morte seguirá dentro de 5 dias.

Como o envenenamento de lírio é diagnosticado?

Seu veterinário vai exigir informações sobre a história do seu gato, incluindo qualquer possível exposição a venenos pode ter ingerido.  Ele fará um exame físico completo de seu gato.
Ele vai querer executar vários testes para determinar a condição dos rins, que podem incluir;
        Perfil bioquímico será levado para teste.  Uréia elevados no sangue (BUN) e creatinina são indicativos de falência renal.
        Exame de urina será capaz de fornecer informações adicionais sobre a extensão dos danos nos rins e capacidade de concentrar urina.
        Biópsia renal.

 Como o envenenamento de lírio pode ser tratado?

Tratamento médico imediato é absolutamente vital, quanto mais cedo o seu gato vê um veterinário, melhor.  Mesmo com atenção veterinária não há garantia de que seu gato vai sobreviver, mas as chances diminuem muito se o tratamento não é iniciado dentro de seis horas de exposição.

Tratamento é de suporte e inclui fluidoterapia por via intravenosa.


Os lírios são tóxicos para gatos

Muitas pessoas (eu inclusive) consideram lírios flores muito bonitas.  Nós cultivamos em nossos jardins e temos como cortar flores em nossas casas.  No entanto lírios são muito tóxicos para gatos e felinos não devem ser autorizados a entrar em contato com eles.

Os gatos podem ser envenenados por lírios se comerem qualquer parte da planta ou flores, (todas as partes da planta são consideradas tóxicas para os gatos).  Gatinhos são particularmente propensos a ser envenenado, desta forma, porque eles exploram e mastigar muitas coisas em seu ambiente.  No entanto, os gatos mais velhos são frequentemente afetados simplesmente porque roçam a flor e obtem pólen em seus pelos.  Mais tarde eles ingerem o pólen lilly limpando sua pele.

Os sinais de envenenamento incluem vômitos, anorexia e depressão em algumas horas após a ingestão da planta ou partes da planta.  O vômito inicial pode parar depois de um tempo, em seguida, retomar a até 3 dias depois.  Outros sinais de envenenamento incluem paralisia, problemas respiratórios, convulsões e as patas inchadas ou face.

O principal problema com este tipo de intoxicação é que ela pode causar insuficiência renal, que é uma doença potencialmente fatal.  Mesmo os gatos que sobrevivem envenenamento do lírio podem ser deixados com problemas crônicos renais e, por vezes, pancreatite.

Se você suspeitar que seu gato possa ter comido qualquer parte de qualquer tipo de lírio você deve procurar atenção veterinária o mais rápido possível.  Em alguns casos pode ser possível para induzir o vômito se a planta foi comida recentemente, carvão ativado, em seguida, pode ser dado para ajudar a reduzir os efeitos tóxicos.  O principal tratamento envolve o apoio à rins com fluidos intravenosos, e esse apoio pode ser necessário por algum tempo.

Nem todos os donos de gatos sabem o quão perigoso podem ser lírios para gatos.  Os tipos mais perigosos de lírio para felinos são os Lily Tiger (Lilium tigrinum), Dia Lily (Hemerocalis), Stargazer lírio (Lilium Orientalis), Easter Lily (Lilium longiflorum), Rubrum Lily (Lilium speciosum), japonês Lily (Lilium Lancifolium ), e lírios asiáticos.  No entanto, todos os lírios devem ser considerados potencialmente tóxicas.  Tomar cuidado ao introduzir qualquer tipo de lírio em sua casa ou jardim.



Nome Científico: Lilium speciosum
Nomes que é conhecida: Lírio, Lírio-asiático, lírio-japonês, lírio-trombeta, lírio-oriental, lírio vistoso
Família: Liliaceae
Origem: Japão
Tamanho médio: 1 metro
Flores: Inverno e Primavera
Propagação: Separação de bulbilhos da planta mãe
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)