quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cio e Acasalamento







Pois é, a minha gatinha (Pitty) está prenha, acredito que vai ter filhotes por esses dias. A  barriguinha dela está enorme (fotos no final desta). O pior é que ela não tem a menor noção de que está prenha e pula daqui para lá, de lá pra cá, batendo com a barriga, e eu fico doida atrás dela tentando evitar. Fico pensando, ela é tão pequenininha, tenho que me preparar para estar pronta para leva-la ao veterinário caso “a natureza não faça o seu trabalho”. Eu soube através de uma veterinária que é mais tranquilo quando a gatinha está no terceiro cio, e este é o primeiro da Pitty.

De fato, eu não a levei para castrar antes porque estava esperando ela completar seis meses, daí completou, porém, já estava prenhe. Bem, estou dando vitaminas para ela e uma ração especial. Mas vou castrá-la tão logo os filhotinhos desmamem.



Feto de um gatinho e de um leãozinho com 63 dias


CIO E ACASAMENTO

O cio é o período em que a fêmea está apta para aceitar o macho, ou seja, acasalar.

Como podemos detectar o cio? O cio da gata não ocorre como na cadela, não há alterações como inchaço da vulva nem leve corrimento sanguinolento. O que é comum acontecer na gata é a mudança brusca de comportamento. A gata passa a miar frequentemente e se esfregar nos móveis e nas pessoas.

Normalmente a gata tem o primeiro cio por volta do 5º ao 8º mês de vida. A partir daí o cio se repete uma vez por mês aproximadamente. Este intervalo vai depender se a gata cruzou durante o cio ou não. Se as gatas não tiverem contato com um macho, os intervalos entre os cios serão de cerca de 16 dias. Em casos de gatas não gestantes que tiveram contato sexual com gatos, mas não foram fecundadas, o intervalo entre os cios é de no máximo 42 dias.

O cio da gata dura em média de 4 a 7 dias.

O aparelho reprodutivo está perfeitamente formado no terceiro cio, que é o ideal para o primeiro cruzamento. Não é recomendado que se cruze a gata em todo o cio. Isso porque o processo gestação-parto-amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e a deixe descansar no próximo.

Antes de pensar em acasalar sua feminha, você deve analisar bem fatores como custos com a assistência veterinária e exames laboratoriais, tempo disponível para cuidar da ninhada e o destino dos filhotes.

Bom, decidimos deixar a fêmea acasalar então devemos tomar alguns cuidados, ou seja, realizar o seu pré-natal.

Então para o pré-natal:

- tragam a fêmea para uma avaliação veterinária antes do acasalamento;
- observe seu cartão de vacina e coloque em dia as vacinas e os vermífugos;
- mude sua alimentação, troque a ração de adulto por de filhotes.
- e com o passar dos 2 meses de gestação (para ser mais exato de 58 a 63 dias) vamos orientando sobre os cuidados com a gestante e como proceder na hora do parto.

E agora, qual macho colocar pra cruzar? Se vocês não tiverem em vista ou não conhecerem, nós ajudaremos a procurar um macho da mesma raça.

Chegou a hora do acasalamento. O que fazer, como fazer e aonde fazer? Como regra geral é sempre melhor que a fêmea seja levada para a casa do macho, uma vez que fora do seu território ela estaria menos agressiva não precisando defender seu espaço. Isto é apenas uma regra e em algumas condições ela pode ser quebrada, mas o mais importante é que a fêmea se encontre realmente no cio.

Normalmente, estando a gata no seu período fértil basta colocar os pombinhos, quer dizer, os gatinhos juntos, que o macho tentará subir na fêmea para proceder o coito. Uma particularidade no cio da gata é que ela é a única fêmea entre as espécies cuja ovulação é induzida pelo coito, ou seja, se a gata não cruzar ela não irá ovular. A ovulação ocorre no dia da cópula, por isso, é pouco provável (NEM TANTO!) que a gata tenha filhotes de gatos diferentes o que pode ocorrer com a cadela.

Uma observação importante é que o gato possui espículos (pequenos espinhos) no pênis, por este fato, durante a cópula, além do gato "morder" a nuca da fêmea, estes espículos machucam a vulva dela. Por estes motivos nós ouvimos tantos miados e brigas na madrugada durante a cópula dos gatos.

Existem casos de dificuldades e impossibilidades no acasalamento, assim como infertilidade nas gatas ou nos machos. Com a nossa ajuda é preciso analisar e descobrir a causa.

Este foi o site de onde extraí este texto:





O tempo de gestação é por volta de 65 dias.

Três a quatro semanas depois do acasalamento, os sinais de gestação começam a ficar evidentes. Elas engordam, ficam mais calmas, os mamilos ficam avermelhados ou rosados.

A gata prenhe deve ser tratada normalmente.

Até a última semana de sua prenhez, ela pode correr e brincar como sempre. Mas a partir desse ponto, não é bom deixá-la subir e descer escadas, pular para cima e para baixo de móveis, não deve ficar molhada nem com frio.

Os exercícios devem ser moderados.

No começo da prenhez não é necessário alimentar a gata mais do que ela normalmente consome. Se ela recebe uma alimentação balanceada, os filhotes estarão saudáveis.

Durante os últimos 20 dias de prenhez, ela deverá comer tudo o que quiser, o consumo de alimento diário irá aumentar muito.

Durante os 3 primeiros dias de pós parto, a fêmea não estará muito interessada em comer, mas você deve se certificar que ela se alimente e beba água fresca o quanto quiser, para fabricação de leite.



A Minha Gata foi Coberta. Como é Que sei que Está Grávida?

- Com 3 semanas de gestação é possível detectar a gravidez por simples palpação abdominal. A fiabilidade deste exame é baixa e em gatas obesas muitas vezes não é de todo possível fazer uma avaliação.

- A partir dos 45 dias de gestação é possível fazer RX, o que permite confirmar a gravidez e também contar o número de fetos.

Quanto Tempo Dura a Gestação ?

- Aproximadamente 2 meses (entre 58 e 61 dias).

Que Cuidados Tenho que ter com a Minha Gata Grávida?

- Uma gata grávida deve:

• Fazer uma boa alimentação (uma ração premium ou de crescimento)

  Estar vacinada – os anticorpos vão passar para os filhos  protegendo-os.

• Ser desparasitada – Os parasitas que tiver vão passar para os filhos pela placenta e pelo leite, fragilizando-os.

- Não deve:

• Tomar medicamentos (a menos que sejam receitados pelo veterinário)

Quais são os Sintomas que Indicam que a Gata vai entrar em Trabalho de Parto?

• A temperatura corporal desce para 37-37,5ºC

• Normalmente recusa a comida.

• Pode sentir-se inquieta, começa a “fazer ninho”.

(Estes sintomas podem aparecer até 48h antes do parto)

Como é o Desenrolar Normal do Parto?

A gata começa a ter contracções regulares cada vez mais frequentes. Pode deitar-se ou pode querer movimentar-se, ao fim de algumas horas (até 12 horas no 1º parto) faz-se a expulsão do primeiro gatinho. A bolsa de àguas pode romper-se antes ou durante a expulsão do feto. Se não se romper por si e a gata não a romper ao lamber o gatinho, pode ser preciso ajudar.

Depois do primeiro gatinho nascer, os restantes vão nascendo com intervalos de tempo que podem ir de alguns minutos até uma ou duas horas. Cada placenta é expulsa a seguir ao feto. É importante contar o número de placentas expulsas, porque a retenção placentária pode originar uma infecção do útero.

O que não é Normal? Quando devo Ligar ao Veterinário?

• Se já houve perda de liquido amniótico ou contracções regulares e ao fim de 12 horas ainda não nasceu nenhum gatinho.

• Se ainda há fetos dentro do útero e já passaram mais de 2 h desde o nascimento do último gatinho.

• Sempre que houver hemorragias exuberantes.

Aparentemente correu tudo bem, Devo levar a Gata ao Veterinário?

- Deve ser feita uma consulta pós-parto nas 48h seguintes para avaliar a saúde da gata e dos recém nascidos. Pode fazer-se rx para confirmar que todos os fetos foram expulsos.









Obs: Assim que a Pitty tiver os filhotes, vou publicar aqui no blog na Page da Pitty


Olha ela aí, com o barrigão:










20 comentários:

  1. Minha gata esta parecida com a sua gatinha..
    *a barriga esta meio redondinha dos lados(um pouco menor do que a sua gata)
    *ela esta dormindo bastante e comento tbm...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Yasmim, como ainda estou traumatizada com a perda da minha bichinha (em 22 de setembor de 2012), veja em http://gatinhosmania.blogspot.com.br/2012/01/gente-apareceu-um-gatinho-lindooooo.html
    sugiro leve ela no veterinário para fazer cesária urgente.
    Bjs
    M. Cibelli

    ResponderExcluir
  3. preciso de um remedio para minhas gatas entrarem no cio

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem ? Bom a minha gata entrou no cio Hoje só que assim : da Terça para quarta feira ela escapou depois ouvi ela dando uns gritos mas ela e o gato correram, foi tudo tão rápido será que ouve tempo dela acasalar ? Meso ela entrando no cio só hoje ? ontem ela passou o dia super normal como sempre dormindo mais hoje só faz miar..

    ResponderExcluir
  5. Minha gata está com suspeita de gravida os machos nao vão mais atraz dela e ela ta dormindo bastante praticamente o dia todo e comendo bastante ... mais hoje meu gato tentou pegar ela ai meio que nao entendi
    Mesmo ela nao estando no cio ele sempre tentou e agora que acho q ela ta prenha ele tentou então o que acho está errado né?

    ResponderExcluir
  6. Minha gata está com suspeita de gravida os machos nao vão mais atraz dela e ela ta dormindo bastante praticamente o dia todo e comendo bastante ... mais hoje meu gato tentou pegar ela ai meio que nao entendi
    Mesmo ela nao estando no cio ele sempre tentou e agora que acho q ela ta prenha ele tentou então o que acho está errado né?

    ResponderExcluir
  7. Oi,alguém teria gato persa para acasalar com minha gata...ela e persa eu moro na zona sul,Santo Amaro se alguém tiver o meu email e fatimanadalim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Minha gatinha Ingrid, é muito parecida com a Pitty. Ela está no cio à 7 dias, mas não a coloquei para cruzar, não quero que ela tenha filhotes, pois não teria como cuidar de todos e não tenho coragem de dar ou vender nenhum deles. Tem problema pra ela se eu nunca a deixar cruzar? E o que posso fazer para não mais ciar? Injeção?
    Isso fará algum mal pra ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Aucineide, a injeção é um veneno para os animais, pode trazer inúmeros problemas de saúde para o pobrezinho e levar ao óbito. É recomendável castrar, é mais seguro e eficaz.
      Boa sorte!

      Excluir
  10. Minha gata está no cio, ela escapou ontem e nao consegui pegar, tinha 2 gatos rodiando ela, escultei ela miando bastante, mais nao conseguia ver se o gato pegou ela ou nao, só hoje no outro dia que consegui pegar ela, e tinha um gato que tava com ela deitados rs, porem ela nao tava deixando ele chegar muito perto. É o primeiro Cio dela, sera possivel ela ficar prenha logo de primeira ?

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida que ela está prenhe. E o gato quando fica do lado, está esperando "a vontade" da gata de "dar de novo" - rsrrs. Se ela for muito nova, poderá ter dificuldade no parto e aí, vai ter que levar no veterinário para fazer uma cesárea. Estou com uma gata aqui (apareceu) que está prenha e estou alimentando bem a bichinha e esperando para ver se ela vai precisar de uma cesárea (é pequeninha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fez 8 meses agora dia 23, ela ta bem queta deis da hora que peguei, comeu bastante e ta dormindo, paro com a agitação, os miados parou, a esfregacao parou

      Excluir
    2. Ah, então fique tranquila que ela vai ter um parto tranquilo. Caso você queira, vá imediatamente ao veterinário para castra-la, assim, você evita a gestação. Vai ver os "pontinhos pretos" no útero dela.

      Excluir
  12. Uma gata castrada pode cruzar?
    Pir tem um gato querendo cruzar c minha gata mas ela e castrada.

    ResponderExcluir
  13. Minha gatinha entrou no cio ontem, porém hoje meu gato tentou pegar ela, ela miou porém foi questão de segundos eu tirei de cima, tem como ela está grávida? E se não eu posso da a injeção nela? É que a castração dela está marcada só para o dia 10 de outubro, mais não quero que ela engravide, alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  14. Deixa ela aproveitar, `tadinha. Voce não vai castrar? Então?

    ResponderExcluir

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)