sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Defensores mobilizam-se contra matança dos gatos



DEFENSORES DOS ANIMAIS MOBILIZAM-SE CONTRA
MATANÇA DE GATOS EM FESTIVAL GASTRONÔMICO
(Em 26 de outubro de 2012)


Gente, eu simplesmente chorei quando vi essa imagem e soube dessa matança de gatos. Se os chineses pisam no coração do mundo com a matança de baleias, os peruanos pisam em nossos corações com a matança dos gatos. Lamentável. Só me resta protestar e pedi a Deus que os ilumine para que não continuem com isso.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada
pelo modo que seus animais são tratados"
Mahatma Gandhi


Por Patrícia Tai (da Redação)




“Corrida de gatos”, promovida no Festival. Foto: AP

Na cidade de La Quebrada, em San Luis de Cañete (Peru), é realizado anualmente, no terceiro final de semana de setembro, um “Festival” em homenagem à Santa Efigênia. Conforme publicado recentemente na ANDA, no evento que é chamado “Curruñao”, gatos são mortos e sua carne é servida aos participantes da festa.

Algumas ONGs, principalmente a Animales Libres de Crueldad y Opresión (ALCO), têm feito protestos contra a continuidade desta barbárie. “Como é possível que em pleno Século XXI se cometa essa selvageria com a conivência de autoridades?”, assinala a ALCO em um comunicado, e diz considerar a matança algo “macabro, espantoso e selvagem”.

Os organizadores do evento responderam que respeitam os costumes culturais de outros países e por isso pedem respeito “à sua tradição e à defesa de sua multiculturalidade”.

Este “Festival” não só é aprovado e autorizado pelas autoridades locais e pelo Governo, mas também por muitos meios de comunicação e alguns políticos no Peru, que veem a morte e o consumo da carne deste animal como algo divertido e admissível.

Tradição cruel

A tradição de comer carne de gatos durante as celebrações de Santa Efigênia, Virgem que foi trazida no Século XVII pelos espanhóis a La Quebrada para que os escravos negros a venerassem e se tornou a padroeira da cidade, já é conhecida por turistas nacionais e estrangeiros. Conta-se que os primeiros escravos negros a se estabelecerem na região se alimentavam de gatos.

Devido à tradição, o evento já é conhecido como “Festival Gastronômico do Gato”. Os animais são sacrificados e, depois, são preparados pratos com sua carne com temperos típicos. “À milanesa”, “torresmo”, “grelhados”, “ao forno com legumes e azeite de oliva”, “à parrilla”, são alguns dos “pratos” servidos no Festival, de acordo com os sites Peru21 e Taringa.net.

Os organizadores da festa afirmam que os felinos são criados especialmente para serem mortos e consumidos nessa festa. Segundo o Peru21, são criados “com muito amor e carinho, por moradores cujas casas se convertem em restaurantes”.

As informações que se tem sobre o evento são as divulgadas pela mídia local, e muitos fatos dos bastidores não são acessíveis. Não se sabe, por exemplo de que forma os gatos são sacrificados. Em vídeo publicado pela tvuol, é dito que os gatos “são afogados, fritos e comidos”, trazendo a informação de que eles – ou alguns deles – supostamente sejam mortos por afogamento.

Estima-se que 70 gatos tenham sido mortos no evento deste ano, segundo o Taringa.net. Dada a multidão que se vê nos vídeos, pode-se imaginar que este número seja subestimado.

Além do sacrifício dos animais para alimentação humana, muitos gatos também são submetidos a uma “corrida”, sobre a qual também não se tem muita informação por parte do noticiário local peruano porém, pela foto publicada nesta matéria e que circula pela mídia, percebe-se que se trata de algo cruel e degradante. Gatos são animais reservados e não se sabe de práticas de corrida de gatos pelo mundo, o que leva a imaginar o teor de estupidez de tal exibição. Talvez a corrida à qual são forçados a realizar preceda a morte dos mesmos.

O “Festival” é ilegal, porque contraria a Lei de Proteção aos Animais no Peru (Lei Nº 27265). No entanto, a prática parece remontar à Idade da Pedra, e nesse caso a Lei é visivelmente desrespeitada inclusive pelas autoridades.

Além da morte dos gatos para alimentação humana ser algo repugnante, o consumo ainda traz riscos à própria saúde dos humanos, pois alguns gatos caçam ratos e a ingestão de sua carne pode transmitir toxoplasmose.

Veja o vídeo:, clicando aqui.

Mobilização

Você pode ajudar a manifestar indignação e pedir que essa crueldade não se repita no próximo ano:

1) Assine as petições:




2) Mande e-mails de repúdio às autoridades de San Luis de Cañete:

Ministro do Meio Ambiente Manuel Gerardo Pedro Pulgar Vidal e equipe: mpulgarvidal@minam.gob.pe, mcastrosm@minam.gob.pe, rtaboada@minam.gob.pe, jguzman@minam.gob.pe

Ministra da Saúde Midori De Habich Rospigliosi


3) Procure o e-mail do Consulado do Peru em seu país e mande uma mensagem

4) Visite o site da ONG ALCO, onde há um modelo de carta em espanhol que cita a Lei de Proteção aos Animais do Peru, a ser endereçada às autoridades e pode ser copiada e enviada por e-mail:


5) Mande uma mensagem à Presidente da Câmara Municipal de San Luis de Cañete pelo Facebook:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Felizes

Além das historinhas de meus próprios gatinhos, espero que gostem das informações que coloquei. Estou certa que conhecerão muito mais sobre os gatos. São informações muito úteis sobre eles. Inclusive dicas de livros sobre gatos. Postei aqui cerca de 600 Gifs animados de gatinhos, mais de 500 gatinhos estáticos, pinturas de gatinhos,DESENHOS para pintar de gatinhos (Para Crianças), miniaturas, alphas (alfabetos), tags, natalinos, barrinhas, fundo de email, gatos mágicos e muito mais; TUDO referente a nossos amados bichanos. Então, é só aproveitar e sair baixando tudo que interessar. Com Amor e Carinho. ♥♥♥Martha Cibelli♥♥♥

Precisamos de MIL assinaturas

Seguidores

Arquivo do blog

Labels

Mais vistas

 

GatoMania Templates Ipietoon Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)